quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Dizem que não há nada pior que a solidão. Eu digo que isso não é verdade.
Passei os últimos meses da vida experimentando o sabor da solidão. Cada minuto e cada segundo em que me deixei levar pelos pensamentos ora inquietantes, ora reconfortantes de que o que é meu está guardado, esperando a hora certa de aparecer, trouxeram a exata noção da verdade sobre o que é a solidão.
Em meio a tantas reflexões, descobri que, na verdade, não estou sozinho.
Não estou sozinho, simplesmente por que a solidão é minha companheira. Fiel companheira eu diria. Descobri que não é por que estou sozinho que obrigatoriamente esteja solitário. Existe uma diferença abismal entre um e outro.

Para deixar as coisas bem claro, eu diria que basicamente a diferença está no estado de espírito e na maneira como cada um vê e encara os fatos.

Posso falar por mim, e nesse caso, afirmar com absoluta certeza que a solidão passou a ser minha companheira e nunca deixa que me sinta solitário. Pacientemente, ela me faz companhia quando a noite chega ostentando uma belíssima lua cheia, deixando-me livre para pensar e divagar sobre qualquer coisa referente a mim, meu futuro, ou mesmo meu presente, ou passado. Acompanha minhas caminhadas de fim de tarde, na praia deserta, enquanto o sol lentamente se põe por trás dos montes fazendo-me lembrar dos momentos felizes que passei, das risadas ou mesmo das lágrimas. A solidão, por mais entranho que possa parecer, ocupa espaço suficiente nos meus dias não deixando tempo para que a tristeza ou a melancolia tome conta dos meus pensamentos, trazendo uma agradável sensação de que mesmo estando sozinho, estou muito bem acompanhado por mim mesmo.

Na verdade, o que muitos chamam de solidão eu chamo de companheira. O que tantos preferem empurrar abismo abaixo, eu seguro firmemente a mão e chamo para bailar, olho nos seus olhos verdes e sigo meu caminho, com a exata certeza de que a felicidade estará sempre dentro de mim. Com a certeza de que só preciso de mim mesmo para seguir meu caminho firmemente em busca seja lá de quais forem meus objetivos, sejam lá quais forem meus ideais, sejam quais forem meus desejos e aspirações.
Por isso, tenho certeza de que em todo o percurso, mesmo que esteja sozinho, estarei acompanhado. Que venha a solidão e que seja ela muito bem vinda.

Nenhum comentário: