sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O truque é viver sem respostas

O truque é viver sem respostas...


Vivemos procurando respostas e acabamos nos viciando nisso.

Somos todos viciados em alguma coisa, talvez em uma idéia de nós mesmos ou de nossas vidas, talvez em uma idéia de sucesso ou fracasso. As vezes temos a idéia de que não temos idéia de nada e choramos. Choramos por não sermos capazes de achar respostas e achamos que está tudo errado com nós mesmo. Achamos e acreditamos que os caminhos que nos levam estão indo na direção errada, mas na realidade, nossos olhos mareados e nossa mente entorpecida não são capazes de ver. Olham, mas não vêem adiante.

Então seguimos. Talvez por acreditar no inacreditável, talvez impulsionados por uma força oculta, escondida nas mais obscuras esquinas do subconsciente, ou simplesmente, por acreditar no ditado pra lá de popular: “camarão que dorme a onda leva”. Então, seguimos!

Seguimos e, mesmo sem respostas, caminhamos esquecendo de nos perguntar quais as perguntas.

Cada um segue seu caminho ou destino (como queiram chamar), sozinho, caminhando e levando, sua própria cruz. Procurando uma solução mágica, talvez espírita para nos sentirmos bem, rezando para achá-las. Sim, estou novamente falando delas, as respostas.

Mas esperem. Mais uma vez, quais são as perguntas?

Não estou falando de qualquer pergunta, as triviais não importam, deixe-as de lado, com ou sem respostas. Estou falando das perguntas que tiram o sono. Quando você, parado no sinal, olha para o lado e vê um homem de meia idade, com um olhar vago, perdido no horizonte, coçando a cabeça, acreditem. Ele está se perguntando. Ele está buscando respostas e significados que façam tudo valer a pena. Que faça valer a pena o suor de cada dia, que faça valer a pena as lágrimas derramadas e os detalhes – sim – tudo é feito de detalhes. Aquele homem está buscando respostas, mas – pasmem – não é no horizonte que ele vai achar.

Ele não as encontrará no horizonte, por que elas não estão lá, mas, por favor, não venham me perguntar onde elas estão, eu não sou a pessoa mais apropriada para te dar respostas, pois eu, assim como você, também sou humano e tudo que os humanos podem fazer é tentar adivinhar, imaginar e esperar.

Portanto, reze para não pensar que você achou as repostas, por que isso é besteira.

O truque é viver sem respostas.

Nenhum comentário: